ClimbU.com

Xbox 360 – Guia definitivo sobre download e gravação de jogos

28, julho, 2010  ( atualizado em: 15, março, 2014 )
xnbox

Já desperdiçei muitas mídias lendo besteira na internet até chegar a um padrão perfeito, hoje posso afirmar que é possível fazer o download de qualquer game de Xbox360, e gravar sem perder uma única mídia. Você provavelmente já passou por isso ou acabou desistindo e comprando o game original por um preço absurdo. É sobre isto que vou falar aqui, e também “quebrar alguns mitos” sobre download, teste e gravação.

 

Introdução

Fazer downloads de games de Xbox 360 e gravar em DVDs com 100% de aproveitamento é uma tarefa fácil, mas exige um pouco de conhecimento. Vou organizar este artigo em três tópicos base (download, teste e gravação), detalhando as melhores fontes de download, padrões e pacotes de download, a validação da imagem ISO, verificação de integridade, testes CRC, SS, DMI, PFI, checagem de Wave, Stealth patching, softwares usados para gravar a imagem em disco, qual mídia usar visando custo/benefício, e pra finalizar um FAQ com as dúvidas frequentes. Recomendo ler o glossário abaixo com a descrição dos termos usados neste artigo.

  • Imagem ou ISO – As imagens que me refiro neste artigo são imagens de disco, também conhecida como ISOs, a ISO nada mais é que uma cópia exata do DVD em forma de arquivo único de 7.4gb (o tamanho pode variar);
  • Hoster - Hosters são serviços de hospedagens de arquivos, como o Rapidshare, Megaupload e Uploading;
  • Rip - Ripar um DVD significa criar uma imagem do disco em arquivo de fácil compartilhamento na internet, de forma que a outra parte quando baixar seja capaz de reproduzir cópias do DVD partindo do arquivo;
  • DLC - São pacotes gerados pelo gerenciador de downloads jDownloader, esses pacotes são arquivos contendo uma lista completa de download totalmente monitorável e gerenciável;
  • Download direto – É o download onde você não depende da disponibilidade de usuários para baixar seus arquivos, todo download é feito diretamente de um servidor (o contrário do que ocorre em Torrents);
  • P2p - É o sistema de compartilhamento em que os arquivos p/ downloads não ficam hospedados em um único servidor, e sim em vários usuários (seeds), o sistema busca partes do arquivo em vários seeds até concluir o download;
  • CRC – Verificador de integridade do arquivo;
  • Torrent - É o p2p mais usado no momento;
  • Stealth patch – Patch aplicado em games do Xbox360 para permitir o jogo na Live, de forma que a Live não identifique como jogo pirata e possa banir o console da rede;
  • Wave – A Wave é referente ao desbloqueio que foi aplicado em seu Xbox360, atualmente temos games na Wave 1, 2, 3 e 4, se seu xbox foi desbloqueado numa wave muito antiga ele não irá suportar uma mais recente, mas isto pode ser solucionado com o Wave patcher que altera a Wave da ISO, mas isto é assunto para outro artigo, não vamos entrar neste detalhe, estamos considerando que você já possui o desbloqueio atualizado em seu Xbox360;
  • Conta premium – São contas pagas em Hosters (rapidshare, megaupload, uploading, etc) em que o usuário possui algumas vantagens, como downloads simultâneos ilimitados, links diretos sem necessidade de passar pelo captcha, velocidade ilimitada, etc;

Softwares necessários

(Caso não possua nenhum Torrent Client instalado em seu computador, primeiro baixe/instale o uTorrent)

  • Abgx360 – Verificador de integridade baseado num banco de dados md5 online, gerador de arquivos de configuração .dvd e software stealther.
  • jDownloader – Poderoso gerenciador de downloads, permite usuários comuns(sem conta premium) fazer downloads em hosters sem a necessidade de acessar a página do hoster ou digitar captchas, também é um gerenciador e monitor de pacotes DLC(padrão usado em nosso artigo).
  • CloneCD – Software na versão completa, usado para a gravação da imagem do game no DVD. Vou explicar aqui por que usar o Clone DVD e não o ImageBurn.  (clique em GET THIS TORRENT p/ iniciar o download)

Onde encontrar jogos para download

O primeiro passo é encontrar uma fonte confiável para download dos games. Já quebrei muito a cabeça baixando jogos danificados em Torrents, e jogos ripados por pessoas sem experiência alguma, e finalmente acabei chegando ao xbox360iso.com que criou um padrão de RIP perfeito compartilhando jogos através de links diretos em pacotes DLC, tudo gratuitamente.

Sobre a Xbox360iso.com

O xbox360iso.com é um fórum e necessita de um login para ter acesso ao seu conteúdo, então acesse http://www.xbox360iso.com/register.php?do=signup e faça um cadastro simples preenchendo nome de usuário, senha, email, exatamente como fiz na tela abaixo, e depois clique em Complete registration.

Após confirmar o registro, clique em http://www.xbox360iso.com/ para prosseguir ao índice do fórum.

Como vcê pode notar, o fórum é gigantesco, mas a única área que nos interessa é a Xbox360 DVD game downloads, clique nela para prosseguir.

Dentro dela você encontrará milhares de tópicos contendo ISOs de games para downloads, todos hospedados em hosters de fácil acesso com links diretos. E para facilitar, através do Search é possível buscar diretamente por um tópico que contém o game que você procura. Mas vou deixar isso de lado e dar destaque em especial para tópicos que contém a sigla jDownloader ou DLC, por que?

581 ISOs de jogos para download direto

Vamos tomar como exemplo o tópico 581 NTSC/U & Region Free Games de autoria do ripper ADANALIYIK

Alguns detalhes das siglas contidas no título do tópico:

  • [RS/MU JDownloader Files] – Significa que todos os links desde tópico direcionam para o download de arquivos no formato jDownloader(DLC) hospedadas ou no Rapidshare ou Megaupload;
  • 581 NTSC/U & Region free games – Significa que todos jogos encontrados para download neste tópico estão no formato NTSC/Universal ou Livre de regiões. Aqui no Brasil não temos que se preocupar com a Região do DVD, pois nossos equipamentos suportam tanto NTSC quanto PAL-M.

Neste tópico você encontrará 581 jogos ordenados e organizados, eu posso afirmar que todos os principais releases de xbox 360 podem ser encontrados neste tópico, desde recentes lançamentos até old games, e nenhum deles contém um único link quebrado, pois são mantidos usando o sistema de pacotes DLC, que explicarei mais abaixo.

Download da ISO do Guitar Hero 5

Vamos tomar como exemplo o download do Guitar hero 5, clique no link do game e você será direcionado a uma página contendo:

  • Foto do DVD;
  • Screenshot do Abgx360 confirmando a verificação de integridade CRC e testes de wave’s da ISO (explicarei o funcionamento do Abgx360 abaixo);
  • Dois links para download do pacote DLC em hosters diferentes, normalmente Rapidshare e Megaupload;
  • E a senha para extrair o .rar (www.xbox360iso.com);

Então faça o download do pacote DLC de seu game em seu hoster de preferência (rapidshare ou megaupload). O DLC nada mais é que uma listagem de links de downloads, e seu tamanho não passa de 30kb, então não se assuste ao baixar um arquivo bem pequeno, veja abaixo como usá-lo.

O gerenciador de downloads

Sem dúvida o gerenciador de downloads do momento, pois com ele é possível efetuar downloads em hosters como Rapidshare, Megaupload e Uploading sem a necessidade de acessar o site do hoster ou digitar o captcha mesmo que você não possua uma conta premium, isso permite tentativas de download persistentes no mesmo IP, interessante para usuários comuns.

Então faça a instalação do jDownloader que você baixou no início deste artigo, e ao concluir, execute o jDownloader e vá até a guia Linkgrabber.

Pacotes DLC

Pacotes DLC são pequenos arquivos contendo a listagem de links, uma linklist no formato DLC pode ser facilmente monitorada através do jDownloader, caso um link quebre ele logo alerta o owner o qual efetua a alteração do link ou até mesmo a substituição do arquivo sem precisar alterar o arquivo DLC que você possui.

Deixe a tela do jDownloader aberta de um duplo clique sobre o arquivo .dlc);

Feito isso, o jDownloader irá puxar a linklist para o download de seu game, e já efetuar a validação de todos os links.

Caso ele não faça a validação, é por que você ainda não habilitou os links que estarão na cor cinza, então clique no nome do pacote com o botão direito do mouse e escolha Enable (ativar) e neste momento o jDownloader irá rapidamente validar todos os links contidos na DLC.

Feito isso, renomeie o pacote para seu nome correto, apenas para não misturar este pacote com futuros downloads, para isso de um duplo clique no título do pacote ainda na tela de Linkgrabber do jDownloader, e em Package Name, altere o nome do pacote.

Agora, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o nome do pacote e escolha Continue with selected package para transferir o pacote para a guia Download e iniciar o download.

Este é o funcionamento básico do jDownloader usando arquivos DLCs.

Contas premium no jDownloader

Através do jDownloader você pode fazer downloads normalmente sem uma conta premium, mas usuários premium ainda possuem algumas vantagens, as principais é que você não tem limite de banda nem de conexões simultâneas, se você for um heavy-user com uma super conexão seria interessante conseguir uma.

Onde conseguir uma conta premium do Rapidshare ou Megaupload

Não procure contas premium piratas ou sites milagrosos que prometem lhe conseguir essas contas, isso não existe. Se você for um heavy-user que realmente necessita fazer muitos, mas muitos downloads eu recomendo você pagar uma mensalidade Premium do Rapidshare.

Se ficar na dúvida entre escolher Megaupload ou Rapidshare, escolha o Rapidshare, afinal a quantidade de usuários é muito superior, as chances de você encontrar um arquivo hospedado no megaupload que não esteja também hospedado no rapidshare é quase nula.

Caso você possua alguma premium account poderá usa-la no jDownloader, basta ir até o menu Premium, selecionar seu hoster e configurar os dados de sua conta.

Testes de Wave, Stealth e integridade da ISO

Concluindo o download de todas partes de seu game, você deve possuir agora cerca de 34 arquivos no tamanho de 199mb cada um.

Considerando que você possi o WinRar instalado em sua máquina, clique na primeira parte (RFGH5.part01.rar) com o botão direito do mouse e selecione Extract to RFGH5(Extrair para RFGH5).

Aguarde a conclusão da extração e no final terá uma pasta com a ISO completa do game em arquivo único no tamanho aproximado de 7.5gb.

Patcher e verificador de integridade

O Abgx360 é um software que permite você checar a integridade da ISO que baixou, ele compara a CRC local com um banco de dados online, traz todos os detalhes da imagem, e verifica se ela já foi patcheada para funcionar normalmente na Live em seu XboX 360 desbloqueado. Sempre customizando ou criando um arquivo .dvd com todos detalhes necessários para a imagem ser reproduzida em discos. E caso ainda não tenha sido patcheada o software irá executar o Stealth automaticamente.

Vale lembrar que todas as imagens encontradas no xboxiso360.com já estão patcheadas, mas recomendamos você efetuar o teste do Abgx360 mesmo assim para checar a integridade e conferir o arquivo .dvd p/ evitar a gravação de ISOs danificadas ou desconfiguradas.

Além do patch automático, ele permite você executar algumas operações avançadas na ISO, como por exemplo desabilitar/habilitar características do game como modos exclusivos da Live, mas não vamos entrar neste assunto pois não é o foco deste artigo.

Para executar o teste é simples, após ter instalado o Abgx360, execute-o e adicione a imagem(normalmente no formato .iso ou .000), então clique em Launch e aguarde a finalização do processo.

Fique atento na última mensagem após o teste.Ela indica se a verificação foi executada ou não com sucesso.

Abaixo você irá conferir um output completo da verificação.

Output completo do Abgx360

Ao final, ele irá criar/editar o arquivo .dvd definindo características como LayerBreak correto.

Gravação de jogos Xbox360 em mídias DVD+R DL

Tendo a imagem devidamente testada e aprovada pelo Abgx360 chegou finalmente o momento de grava-la em DVD. Mas, antes de começar vou esclarecer algumas dúvidas sobre mitos que encontramos na internet sobre configurações de softwares de gravação e mídias usadas.

Software de gravação

No momento, existem dois softwares populares para a gravação.

  • CloneCD - Este software é simplesmente perfeito para a gravação de ISOs de xbox 360. O motivo é simples, 99% das imagens são criadas a partir do AnyDVD que é um software criado pelo mesmo desenvolvedor do CloneCD a SlySoft, e a imagem vem em um formato especifico totalmente configurada para ser reproduzida através do CloneCD, basta abrir a imagem, definir a velocidade e gravar. Diferente de qualquer outro software que necessita pequenos ajustes. Este software é comercial mas você não vai comprar nada, estamos disponibilizando a última versão gratuitamente no ínicio do artigo.
  • imageBurn - O imageBurn é um excelente software OpenSource para gravação de imagens em disco, apenas isso. Já para gravação de imagens xbox360 ele não funciona legal, pois necessita ajustes especificos para o formato da imagem que está usando. Ele é sim recomendado pela maioria dos tutoriais amadores encontrados na internet, e isso é um dos grandes fatores que causa a maioria das perdas de mídias, se você quiser usar ele como software de gravação se prepare para fazer muitos ajustes principalmente em formatos AnyDVD, por isso digo, ESQUEÇA O IMAGEBURN!

Mídia DVD

O formato de mídia usado é o DVD+R DL 8.5GB, isso você já sabe, mas qual marca devemos usar? Você com certeza já fez essa pergunta, e encontrou a resposta errada, gravou dezenas de DVDs na marca riDATA e mesmo garantindo a verificação de integridade da ISO no Abgx360, nenhum game funcionou em seu console ou alguns funcionaram e outros não, ou alguns funcionam após várias tentativas e resets do console, a explicação é simples.

RiData não é a marca ideal

O leitor do Xbox360 é muito sensível, e necessita de uma mídia de boa qualidade que mantém os dados legíveis mesmo com pequenos riscos no disco(alguns causados no processo de gravação), e o riData não mídia para esses fins, alto custo não significa qualidade, veja abaixo por que.

Você deve estar se perguntando por que mídias riData são mais caras? Isso ocorre devido a grande oferta/procura do usuário final. Esse padrão erroneo foi formado por comerciantes e pirateiros, para eles o riData é a marca perfeita, pois o custo em grande quantidade é muito inferior a qualquer outra mídia sem LOGO(o que permite a impressão do título do game na mídia) e sua gravação é feita e repassada para o cliente que faz o uso, por isso não se iluda.

Para ter 100% de aproveitamento na gravação, use mídias de boa qualidade, mas não estou me referindo a mídias Sony ou Verbatin que custa praticamente R$10,00.

Use mídias ELGIN ou de qualidade compatível, elas são perfeitas, já executei testes com muitas mídias diferentes e posso afirmar que visando custo/benefício a ELGIN saiu disparado na frente de todas as outras, e o custo dela é aprox. R$2,00 p/ disco. E procure sempre pelo modelo com LOGO, afinal você não necessita imprimir nada na mídia, e é mais barato.

Velocidade de gravação

Na tentativa de poupar tempo de gravação acabamos usando a velocidade Max. da unidade gravadora, isso é errado. Como já disse acima, o leitor do xbox360 é muito sensível e ele foi desenvolvido assim propositalmente na tentativa de evitar pirataria, então temos que executar gravações perfeitas da imagem. E para fazer isso na velocidade máxima de uma unidade gravadora você irá precisar de uma configuração de hardware muito poderosa(processador, cpu, memória, unidade gravadora) para sincronizar o buffer de gravação c/ o buffer da gravadora e provavelmente não irá conseguir, o que causará o aborto da gravação ou a gravação com pequenos erros de integridade.

Então em suas primeiras gravações use sempre 1x, depois de adotar um padrão perfeito e gravar vários jogos sem erro, vá aumentando gradativamente. Vale lembrar que o uso simultaneo de qualquer aplicativo que sobrecarregue o cache de disco do sistema operacional(memória virtual) pode causar dificuldades no gerenciamento do buffer de gravação, então evite usar o computador enquanto estiver gravando seu disco.

Layer Break

LayerBreak é o posição do disco em que será marcada como divisão do Dual Layer, na versão Xbox 360 usamos sempre o valor 1913760, e para games da primeira versão do Xbox o valor usado é 1913776, mas não se preocupe com esses valores pois o Abgx360 já cria um arquivo de configuração contendo o valor correto.

Iniciando a gravação do disco a partir da imagem ISO

Então, garantindo todos os requesitos listados abaixo você poderá prosseguir para a gravação.

  • Integridade da imagem verificada e aprovada – Software Abgx360
  • Software de gravação adequado – CloneCD;
  • Mídia adequada – ELGIN ou qualidade compatível, evitar RiData;
  • Velocidade adequada para sua unidade de gravador – Na dúvida use 1x;

Faça download do CloneCD completo no início do artigo, extraia todo seu conteúdo numa pasta qualquere siga os passos abaixo:

  1. Execute seu instalador(CloneCD 5.3.1.4 Final.exe) e conclua a instalação;
  2. Execute o CloneCD através do ícone criado em seu menu Iniciar;
  3. Defina a linguagem do programa para português(Brasileiro);
  4. Ignore a mensagem O CloneCD não é gratuito! e clique em Tente;
  5. Dentro do programa, vá até o menu Arquivo/Sair;
  6. Vá até a pasta onde você extraiu o instalador e de um duplo clique sobre o arquivo Key.CloneCD
  7. A mensagem de confirmação de registro de software será exibida:

Então execute o cloneCD novamente e você terá o programa completo com todas funcionalidades habilitadas.

Agora clique sobre o botão indicado na imagem abaixo:

Clique em Browse para abrir a imagem do jogo desejado para a gravação, verifique que o layerbreak correto já foi definido pelo Abgx360.

Feito isso clique em avançar e defina a velocidade para 1x, ou para o máximo que seu hardware suporta, na dúvida use 1x.

Aguarde a conclusão da gravação, em 1x demora cerca de 30 minutos em um computador de hardware convencional

E agora é só jogar!

Relacionados


Comentários:



@

Políticas e objetivos | Contato
Direitos reservados © INFOhelp.org (Danilo Salles)
Qualquer informação ilegal aqui contida, é de domínio público, não incentivamos a pirataria.