ClimbU.com

Vector Magic – Vetorize automaticamente qualquer imagem

22, fevereiro, 2009  ( atualizado em: 15, março, 2014 )
vectorma

O Vector Magic é uma excelente ferramenta desenvolvida para agilizar o trabalho de vetorização de imagens profissionais e também possui recursos automáticos que permitem amadores com um simples clique criar imagens vetoriais de qualidade a partir de qualquer foto ou imagem comum (bitmap) . Diga adeus às longas horas de vetorização. Neste review também dou uma boa introdução ao básico de vetorização de imagens.

 

Download

(Caso não possua nenhum Torrent Client instalado em seu computador, primeiro baixe/instale o uTorrent)

O que é uma imagem vetorizada?

Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits (bitmaps), que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

Vetorizar é transformar uma imagem qualquer em imagem de grupo de vetores. Para ser mais claro, vou colocar uma imagem em JPG como exemplo.

logo711

Suponhamos que você possua essa imagem horrível acima e deseja transforma-la num logotipo, acrescentar o nome de uma empresa por exemplo, criar um logotipo pronto para impressão em alta resolução. O desenho está em bitmaps, pontos individuais de resolução, que aparecem em pixels quando tentamos ampliar.

Veja abaixo como ficaria a ampliação do desenho

logo712

Repare que a cada ampliação dá para ver mais os pixels. Cada quadradinho desses, equivale a um pixel com sua cor definida. Essa imagem possuí 297 pixels de largura por 386 pixels de altura. Ou seja, nossa imagem tem 297 quadradinhos na largura multiplicados pelos 386 quadradinhos da altura, que da um total de 114642 quadradinhos, cada um com sua cor, alguns pixels contém a mesma cor dos outros pixels, porém a cor mais fraca ou mais forte, tudo misturado.

Esta mesma imagem transformada em vetorial, teria apenas 5(cinco) vetores organizados e separados.

Imaginem a impressão da imagem acima, a imagem ficará com sua resolução comprometida. Agora imaginem bordar essa imagem numa malha qualquer? Seria impossível.

Vetorizando a imagem

Os gráficos vetoriais, podem ser ampliados e editados sempre com resolução, sem alteração na qualidade. Pois não estaremos lidando com pixels fixos e sim blocos de linhas.

Com o uso do CorelDraw, Photoshop ou programas similares, podemos fazer as alterações que quisemos. É um trabalho que exige muito tempo e paciência. Pois o desenho tem de ser desenvolvido ponto a ponto, traço a traço, curva a curva. A ferramenta ideal p/ fazer o serviço é a FERRAMENTE BÉZIER do CorelDraw, que cria as retas ponto a ponto, seguido da ferramenta FORMA, onde definimos as curvas.

Na figura abaixo podemos ver cada traço e curva feito ponto a ponto.
logo713

Tendo a imagem vetorizada, nós deixamos de lado a original e trabalhamos apenas com os vetores, desta forma podemos editar facilmente, criar inumeras configurações de cores de blocos para a imagem. Ampliar e reduzir sem perder a qualidade.

Imagem vetorizada

logo714

Esta imagem poderá ser impressa facilmente em qualquer resolução, poderemos definir facilmente quais são as cores exatas utilziadas nela, separar cada bloco.

logo73 logo72s

E também executar qualquer alteração sem perder a qualidade, como estou mostrando na figura abaixo.

logo75

Mais alguns exemplos de vetorização

vetormototeamidealiza0
teamidealizsa teamidealiza2

O Vector Magic

O Vector Magic cria uma imagem vetorial para você a partir de qualquer imagem, ele detecta e separa os blocos de vetores automaticamente e permite exportar o arquivo de vetor (EPS, SVG ou PNG) para o Corel Draw ou Photoshop caso deseje refinar ainda mais a vetorização e continuar com o trabalho manual já adiantado, economizando muito tempo.

apple
vc

Usando o Vector Magic para vetorizar imagens automaticamente

Descompacte o arquivo Vector_Magic_Desktop_Edition_v1.0.8.zip que você baixou lá no topo do site.  E apenas execute o arquivo Vector Magic Desktop Edition v1.0.8.exe.

Essa versão disponibilizada aqui no site é completa e portable, ou seja, não tem a necessidade de instalar ou registrar, basta clicar e usar o programa completo com todos recursos.

Abra o Meu Computador, vá até onde está sua foto, clique nela, selecione e arraste para cima da tela do Vector Magic.
v11

O programa lhe apresentará três opções para vetorizar sua imagem:

  • Fully Automatic – Ideal para amadores, com um clique você vetoriza a imagem e depois faz mas algumas alterações, todas automáticas.
  • Basic - Já com recursos avançados, o programa lhe faz algumas perguntas de como deseja o resultado final. e Lhe perfmite configurações básicas da imagem.
  • Advanced – Totalmente avançado, com recursos de filtro e ajustes finos da vetorização da imagem.

Neste exemplo vou utilizar o Fully automatic para você ter uma ideia do poder do Vector Magic. Clicando em Fully Automatic aguarde o processamento e em segundos terá uma imagem vetorizada.
v21

Resultado

Uma imagem totalmente vetorizada e customizável.  E o VM ainda permite salvar no formato que desejar ou exportar os traços para o formato EPS, SVG ou PNG para continuar o trabalho no Photoshop, Corel Draw, etc.

v31

Vetorizando fotos

Mais um exemplo automático de vetorização de imagens, agora com uma foto.

v42

Resultado 1 (Sem ajuste)
v5

Resultado 2 (com ajustes de “ocultar detalhes”)
v10

Versão online para vetorização rápida

O Vector Magic também disponibilzia uma versão online, na qual você pode enviar a imagem para o site e ele retorna a imagem já vetorizada, claro que não chega nem perto da versão completa que estamos disponibilizando aqui, mas quebra um galho caso seja uma imagem simples e você deseja uma vetorização rápida. Veja esse video explicando como usar a vetorização online.

Relacionados


Comentários:




Políticas e objetivos | Contato
Direitos reservados © INFOhelp.org (Danilo Salles)
Qualquer informação ilegal aqui contida, é de domínio público, não incentivamos a pirataria.