ClimbU.com

iPhone – Ativar e desbloquear

8, dezembro, 2009  ( atualizado em: 8, março, 2014 )
iphone_ihunlocked1

A cada lançamento de um novo firmware pela Apple, inicia-se uma corrida para o desenvolvimento de novos métodos de jailbreak e unlock (ativação e desbloqueio) para o iPhone. Hoje em dia qualquer usuário é capaz de atualizar o firmware, ativar e desbloquear seu aparelho sem dificuldade alguma, basta estar sempre ligado nos últimos lançamentos de utilitários para o desbloqueio e algumas dicas básicas. Nós do IH acompanhamos toda a evolução desses métodos desde o princípio, então resolvemos criar este artigo e mantê-lo sempre atualizado.

 

Nova versão deste tutorial para ios7 aqui: http://infohelp.org/danilo-salles/ios-7-jailbreak-instalacao-de-apps-crackeados-pc-e-mac/

ATENÇÃO: ESTE TUTORIAL FUNCIONA ATÉ O FIRMWARE 3.1.2, CASO ESTEJA USANDO UM FIRMWARE SUPERIOR EM SEU APARELHO ESTE TUTORIAL SERÁ OBSOLETO.

Últimas atualizações do tutorial


Nota em Junho/2010
Boas notícias sobre Unlock em 3.1.3 em baseband 5.12.01
Sherif Hashim recentemente comentou que havia desenvolvido um exploit que permite rodar o Unlock em aparelhos 3.1.3 com Baseband 5.12.01. Seu unlock foi confirmado pelo MuscleNerd um dos cabeças da conceituada iPhone Dev Team que ainda não disponibilizou para o público. Há rumores de que tal unlock será preservado para o novo Firmware 4.0 que ainda não foi distribuído pela Apple, segundo a iPhone Dev Team, tal unlock funcionará perfeitamente neste novo firmware por usar a mesma versão do baseband(5.12.01). Acreditamos que estariam preservando o lançamento do unlock para impedir que a Apple crie algum bloqueio. Então, até o momento tudo que temos para iPhones OS 3.1.3 Baseband 5.12.01 é o jailbreak completo unthetered descrito neste tutorial.

Nota em Junho/2010Jailbreak para o firmware 3.1.3
Recentemente foi lançado um método de Jailbreak unthetered para ativar o firmware 3.1.3, o método funciona com a nova versão do Redsn0w e está detalhado neste tutorial, leia mais clicando aqui. Lembrando mais uma vez que ainda não possuímos o Unlock para o firmware 3.1.3 em aparelhos com baseband 5.12.01. Unlock é o método que desbloqueia seu aparelho para o uso em qualquer operadora telefônica.

Nota em Junho/2010Downgrade da baseband 05.12.01
Agora com o Fuzzyband, é possível ter um aparelho 3.1.3 c/ baseband 05.12.01 e efetuar o downgrade para um baseband unlockable, porém dependendo de alguns pré-requisitos, clique aqui e leia mais.

Nota em Maio/2010Untethered jailbreak lançado!
Para todos que adquiriram o iPhone já com a nova versão da BootROM, rodaram o jailbreak do Blackra1n e estão com o aparelho tethered, ou seja sempre dependendo de um computador para rodar o jailbreak a cada reboot do iPhone. Recentemente foi lançado o Spirit, um utilitário que executa o jailbreak untethered em seu aparelho mantendo assim o jailbreak mesmo após o reboot, leia mais clicando aqui.

Nota em dez/2009Tethered jailbreak em novas bootroms
iPhones 3GS lançados a partir de dez/2009 estão vindo com a nova BootROM independente do firmware 3.1.2 ou 3.1.3, ao usar o método apresentando abaixo em um aparelho com essa versão da Bootrom, você terá o aparelho desbloqueado apenas na primeira inicialização, caso reinicie ou desligue o aparelho, ele será bloqueado e você terá de rodar o blackra1n novamente (não é necessário fazer restore do firmware, apenas executar o blackra1n novamente). Ou seja, até o presente momento, não temos um jailbreak definitivo para essa nova versão da BootROM, mas já está prometido para jan/2010, aguardem.

Introdução

Agora você não precisa mais viver usando firmwares antigos com medo de atualizar o aparelho e ter ele travado. Ao concluir o processo apresentado neste artigo, você terá seu aparelho ativado, desbloqueado para o uso em qualquer operadora e com suas configurações regionais setadas para português(pt-BR). Os métodos servem para aparelhos travados acidentalmente após a atualização do firmware, para aparelhos que acabaram de sair da caixa e também para aqueles aparelhos com algum tipo de defeito de software que não permita o aparelho de iniciar normalmente.

Com alguns cliques você desbloqueará em segundos, sem a necessidade de usar qualquer unlockchip(TurboSim) dentro do aparelho, além de instalar automaticamente o Cydia(um tipo de App Store hacked, funcional apenas em aparelhos ativados desta forma). E ainda ativará recursos como o Push(serviço de notificação em tempo real do iPhone).

Após a conclusão deste tutorial, recomendamos a leitura do “Como instalar aplicativos piratas no iPhone“, que mostra onde encontrar e como instalar aplicativos piratas em seu iPhone tanto online quanto offline.

Modelos suportados

………..iPhone 2G    ………   ….. iPhone 3G & 3GS …………….iPod Touch
iPhone2G-vs-iPhone3G…… touchd
Este método funciona com todas as versões do iPhone e também iPod Touch lançadas até o presente momento.

Nota: Firmware 3.1.3

No presente momento, não recomendamos a atualização para o firmware 3.1.3, caso você já possua o firmware 3.1.3 em seu aparelho, não siga o método apresentado abaixo, clique aqui para mais detalhes sobre Jailbreak para esta nova versão. Caso contrário siga os procedimentos abaixo.

Atualizando o firmware (versão: 3.1.2)

Caso você já possua a versão 3.1.2 do firmware instalada em seu aparelho e procura apenas pela ativação+unlock da versão 3.1.2 clique aqui para continuar. Caso contrário baixe o firmware correspondente ao modelo que você possui e salve em uma pasta que será usado no próximo passo. Todos os links abaixo são linkados diretamente com os servidores de download da Apple.

menu2g

menu3g

menu3gs

touchd
IPod Touch 2g

touchd
iPod Touch 3g

Caso você possua um aparelho com uma versão anterior do firmware, siga este método para atualizar, não se preocupe, Atualizando o firmware você não perderá os dados, nem aplicativos instalados no aparelho. Diferente do Restaurar o firmware, que será explicado no próximo tópico.

  1. Abra o iTunes;
  2. Remova qualquer chip do seu aparelho;
  3. Conecte seu aparelho ao computador;
  4. Cancele qualquer pedido de atualização:
    atualizacao iphne
  5. Clique no nome do seu aparelho no menu esquerdo e vá até a guia Sumário.
  6. Então, pressione Shift em seu teclado e sem soltar, clique no botão Atualizar, fazendo isso o iTunes não irá checar na internet por uma atualização do firmware e sim abrir uma janela pedindo para você especificar o caminho onde se encontra a versão que já baixou do firmware:
    atualizar
  7. Escolha o arquivo do firmware recém baixado e clique em OK;
  8. Aguarde o processo de atualização;
  9. Ao concluir, o iTunes exibirá uma mensagem normal de erro. Essa mensagem é exibida, pois você removeu o cartão SIM do iPhone, é totalmente normal.
    Clipboard07
    O iTunes não pode ativar seu iPhone por que o cartão SIM não está inserido ou uma senha PIN é necessária. Desconecte seu iphone, verifique se o cartão SIM está inserido corretamente, caso você use uma SIM PIN, clique em Desbloquear, entre com a senha e reconecte seu iPhone.

Feito isso seu firmware já estará atualizado para a última versão, apenas aguardando ativação para desbloquear o acesso ao aparelho.

Restaurando o iPhone (formatando o iPhone, recomendado para alguns casos)

NÃO EXECUTE ESTA ETAPA, CASO QUEIRA APENAS ATUALIZAR SEU APARELHO.
Atenção: Caso já tenha atualizado seu aparelho com as instruções acima, pule a etapa de restauração em DFU, vá diretamente para a ativação. Esse método de restauração de firmware é apenas indicado para iPhones com defeitos de software, usuários que desejam “formatar” seu aparelho por algum motivo, e resetar todas as configurações de fábrica, pois com ele você perderá todos os dados.

Colocando o iPhone em DFU Mode

Sabe quando seu iPhone não inicia mais? Fica travado mesmo antes de aparecer qualquer informação na tela, neste caso você não conseguirá nem conectar ao iTunes para executar a restauração do firmware. O modo de restauração DFU é a única forma de “bootar” o aparelho desativando todos os recursos, deixando ele num modo especial, pronto para receber o firmware.

  1. Com o iTunes aberto e o iPhone conectado ao computador, desligue totalmente executando um Full-Power-OFF segurando os botões Home + Power durante 5 segundos como mostra a imagem abaixo.
    power_full
  2. Você escutará um barulho de dispositivo USB desplugado na caixa de som e a tela se apagará totalmente, então solte os botões para que o aparelho permaneça desligado, caso contrário ele irá ligar novamente e não queremos isto.
  3. Com o aparelho desligado totalmente, segure Home e pressione Power(o botão superior), permaneça segurando os dois botões simultaneamente durante 10segundos, então solte apenas o Power(o botão de cima) e continue pressionando Home, até escutar o barulho de dispositivo USB plugado, característico do Windows.
  4. Feito isso você terá seu aparelho pseudo-ligado, não exibindo nenhuma informação na tela, porém o iTunes detectará o modo de restauração de Firmware e exibirá uma mensagem.
    iphone-in-dfu-mode
  5. Então, clique no nome do seu aparelho no menu esquerdo e vá até a guia Sumário.
  6. Pressione Shift em seu teclado e sem soltar, clique no botão Restaurar, fazendo isso o iTunes não irá checar na internet por uma atualização do firmware e sim abrir uma janela pedindo para você especificar o caminho onde se encontra a versão que já baixou do firmware:
    atualizar
    Então clique em Restaurar e não Atualizar.
  7. Escolha o arquivo do firmware recém baixado e clique em OK.
  8. Aguarde o processo de restauração.

A concluir este tipo de instalação do firmware (restauração), você irá formatar seu aparelho, resolvendo qualquer possível problema de software, travamentos etc, e terá seu aparelho bloqueado aguardando ativação.

Ativando o iPhone (jailbreak com o blackra1n)

Atualmente existem dois métodos funcionais de jailbreak para o iPhone, o redsn0w e o blackra1n. Neste artigo vou tratar apenas do blackra1n, pois até o momento é o único que funciona com o modelo 3Gs e também já vem com o desbloqueio para qualquer operadora e unlock de Push e Tethering, além de ser ultra-veloz.

Download e preparação do ambiente

  • Blackra1n (última versão)
  • Faça o download do blackra1n e extraia para a raiz c:\ para evitar problemas.
  • Certifique-se de que está logado no Windows com uma conta de Administrador.

Pressione Ctrl+Alt+Del, vá até o gerenciador de tarefas e finalize os processos: itunes.exe e principalmente o iTunesHelper.exe, para evitar que o iTunes abra automaticamente no meio do processo de ativação.

Executando o processo de ativação

O processo de ativação, também conhecido como Jailbreak é o que torna seu aparelho funcional, permitindo você acessar a tela principal e todos seus aplicativos. Não confunda Jailbreak com Unlock.

  1. Com o aparelho ligado e evidamente plugado ao computador.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre o blackra1n.exe e escolha Executar como administrador.
  3. Com o programa rodando, então clique em Make it ra1n.
    Clipboard04
  4. O aparelho irá rebootar e iniciar em modo de restauração automaticamente.
    Clipboard05
  5. Se tudo correu bem seu blackra1n deverá apresentar esta tela de status.Clipboard014

Neste momento você terá seu iPhone ativado e totalmente funcional, porém ainda bloqueado para chips de operadoras nacionais, o que será resolvido facilmente no próximo passo.

Solução para o travamento do blackra1n em “entering recovery”.

Antes de continuar eu queria fazer essa pequena nota sobre este travamento, siga ela apenas se você está enfrentando o problema de travamento do blackra1n na tela de “entering recovery”, caso contrário siga para o Desbloqueio(unlock). Notei que muitos usuários se descabelando por aí e a solução é bem simples. Lí muita bobagem em sites nacionais e internacionais sobre o desbloqueio e a possível causa deste problema.

A solução é simples! Não execute o blackra1n.exe em Modo de compatibilidade, a última versão foi desenvolvida para funcionar em Windows XP, Vista e Windows 7. Em todos tutoriais que lí, o autor pedia para o usuário definir o Modo de compatibilidade para Windows XP SP2 para qualquer caso. Isso não está correto, e está causando o travamento em “entering recovery” na maioria dos casos. No meu caso e de muitos usuários conhecidos foi só desativar o Modo de compatibilidade que funcionou normalmente. Caso esteja com blackra1n em “entering recovery”, já desativou o Modo de compatibilidade que havia ativado e mesmo assim continua não funcionando, siga o procedimento abaixo.

Executei o blackra1n.exe, não funcionou e meu iPhone está travado, e agora?

Primeiramente, não faça Restore do firmware em seu aparelho, não é necessário e você não quer perder todos os dados do mesmo. Se travou uma vez com o blackra1n.exe é por que algo está errado, deixe da forma que está e siga os passos abaixo.

  1. Finalize a janela do blackra1n.
  2. Desconecte o aparelho do computador.
  3. Pressione Ctrl+Alt+Del, vá até o gerenciador de tarefas e finalize os processos: itunes.exe e principalmente o iTunesHelper.exe, para evitar que o iTunes abra automaticamente no meio do processo de ativação.
  4. Vá até o Painel de controle/Ferramentas administrativas/Serviços, procure pelo serviço Bonjour, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Reiniciar.
  5. Conecte o aparelho novamente ao computador.
  6. Vá até a pasta onde está extraído seu blackra1n, clique com o botão direito sobre o blackra1n.exe e escolha Propriedades, vá até a guia de Compatibilidade e desative o Modo de Compatibilidade caso tenha ativado, clique em OK para confirmar. Pelo que pesquisei, são poucos os casos que ativar o Modo de compatibilidade resolveu o problema. Por padrão ele deve ficar desativado.
    compatibilidade mode
  7. Conecte novamente o iPhone ao computador, desligue totalmente executando um Full-Power-OFF segurando os botões Home + Power durante 5 segundos como mostra a imagem abaixo.
    power_full
  8. Você escutará um barulho de dispositivo USB desplugado na caixa de som e a tela se apagará totalmente, então solte os botões para que o aparelho permaneça desligado, caso contrário ele irá ligar novamente e não queremos isto.
  9. Agora execute o blackra1n.exe e clique em Make it Ra1n.
  10. Então o blackra1n ficará aguardando o iPhone.
    waiting for device
  11. Então finalmente ligue o aparelho, pressionando o Power apenas uma vez. E pronto, o blackra1n irá continuar o processo de ativação. Lí em alguns sites o autor pedindo para usuários iniciarem o iPhone DFU Mode para tentar solucionar este problema do travamento do “entering recovery”, isso não é válido, é totalmente errado! Pois o blackra1n funciona em modo de restauração simples, o DFU mode não é necessário e não resolverá problema algum.

Executei o blackra1n.exe, ao rebootar o iPhone, ele é bloqueado novamente.

Isso acontece por que você adquiriu um aparelho já com a nova versão do BootRom. E ao executar o blackra1n neste aparelho, você executa um Jailbreak Tethered, ou seja, a cada reboot do iPhone, seria necessário executar o blackra1n novamente para desbloquear. Felizmente isto não é mais necessário, pois recentemente foi lançado o Spirit, leia mais no tópico abaixo.

Untethered jailbreak com o Spirit Atualizado

Spirit, é um utilitário que executa o Untethered Jailbreak em seu aparelho, mantendo assim seu aparelho ativado mesmo após o reboot, o uso do Spirit é simples e dispensa tutoriais.

Download:

Atenção:
O Spirit não executa o Unlock do aparelho! Ele executa o Jailbreak completo em firmwares 3.1.x incluindo o 3.1.3.

Desbloqueando seu iPhone (unlock)

Atenção:
Caso esteja procurando pelo unlock para o iPhone 3.1.3 baseband 5.12.01, clique aqui, caso contrário, prossiga abaixo.

Unlock é o procedimento que desbloqueia seu aparelho apra o uso em qualquer operadora, necessário depois da execução do Jailbreak explicado acima. Este procedimento nunca foi tão simples de ser executado no iPhone, como você já tem um aparelho Jailbroked com o blackra1n, ele já deixou instalado pra você um aplicativo de unlock, o sn0w.

  1. Primeiramente configure seu iPhone para conectar a sua rede wireless, e certifique-se de que ele está navegando normalmente.
  2. Agora vá até a segunda página de aplicativos no iphone e clicar sobre o ícone do blackra1n.
    blackra1n
  3. Então marque o Cydia e o sn0w e clique em Install.
    install sn0w

Definindo a linguagem dos menus

Caso tenha dado Restore em seu iPhone, salvo os apenas fizeram o Update(atualização), ele estará em inglês por padrão, então vá até Settings/General/International, em Language defina Português e clique em Done.

Pronto, você terá um iPhone atualizado com todas as melhorias da versão 3.1.2 do firmware, ativado e desbloqueado.

iPhone 3.1.3 com baseband 5.12.01 (jailbreak/ativando) Atualizado

Se você atualizou acidentalmente seu iPhone 3.1.2 jailbroked para o firmware 3.1.3(Download: 3g/3Gs) usando o iTunes, você agora está com a nova versão do baseband em seu aparelho, a 5.12.01. Felizmente já é possível o Jailbreak completo tulizando o Redsn0w em iPhones OS 3.1.3 baseband 5.12.01.

Download:

  1. Execute o RedSn0w 0.9.4, clique em Browse e aponte o caminho onde se encontra o arquivo do firmware 3.1.2. Caso não possua o firmware 3.1.2 em seu computador, faça download no início deste tutorial.
    (Atenção, mesmo que você possua um aparelho com o OS 3.1.3, você deverá apontar o firmware 3.1.2 para prosseguir o Jailbreak através do Redsn0w);
  2. Apos a validação do firmware você estará na tela abaixo, marque apenas a opção Install Cydia;
  3. Clique em Next para continuar e siga os passos para colocar seu iPhone em DFU mode, como já foi explicado acima, feito isso aguarde a conclusão e você terá seu iPhone 3.1.3 baseband 5.12.01 Jailbroked definitivamente.

iPhone 3.1.3 com baseband 5.12.01 (unlock/desbloqueio) Atualizado

Até o presente momento este baseband ainda não permite Unlock, somente Jailbreak. A única forma de atualizar um iPhone 3.1.2 jailbroked para o novo firmware 3.1.3 mantendo o antigo baseband unlockable é através da ferramenta PwnageTool. Um procedimento totalmente inviável, manter a baseband antiga para usar um novo firmware que contém poucas atualizações, lembrando que o PwnageTool roda apenas em Mac. Então, recomendamos manter o firmware 3.1.2 que está totalmente desbloqueado e seu procedimento de jailbreak+unlock detalhado em nosso tutorial.

Downgrade no 3.1.3 Baseband 5.12.01 Atualizado

Seria muito simples atualizar seu firmware para 3.1.3, ter seu baseband atualizado e então rodar um downgrade para baixar o baseband para uma versão unlockable, mas não funciona bem assim.

Para efetuar o downgrade dependemos também da versão do BootLoader, repetindo, Bootloader e não Baseband, não confunda. São poucos os aparelhos que possuem o firmware 3.1.3 + baseband 5.12.01 + bootloader 05.08, a maioria deles são iPhones que já vieram com 3.1.3 de fábrica.

Efetuando o Downgrade da baseband 05.12.01 para 04.26.08 Atualizado

Tendo um aparelho nessas condições:

  • Firmware 3.1.3
  • Baseband 5.12.01
  • Bootloader 05.08

É possível executar o Downgrade sem complicações.
Basta acessar o Cydia e baixar o aplicativo Fuzzyband para efetuar o downgrade e logo após rodar unlock usando o blackra1n ou ultrasn0w normalmente, liberando seu iPhone para todas operadoras.

Estamos abertos a críticas e sugestões para a melhoria do artigo.

Relacionados


Comentários:



@

Políticas e objetivos | Contato
Direitos reservados © INFOhelp.org (Danilo Salles)
Qualquer informação ilegal aqui contida, é de domínio público, não incentivamos a pirataria.