.

ClimbU.com

TESTDFS

File Shredder – Excluindo arquivos permanentemente

12, maio, 2010  ( atualizado em: 8, março, 2014 )
fileshredder

Arquivos deletados em Disco Rígidos ou Unidade removíveis(pendrives, memory cards), podem ser recuperados com o uso de utilitários específicos. HDs reparticionados, formatados em um novo sistema de arquivos, ou até mesmo discos danificados fisicamente(HDs quebrados, queimados ou arranhados), nada disso evita a recuperação de dados. Neste artigo vou mostrar o uso de um software que permite formas práticas de exclusão definitiva, e também como eliminar de vez dados já excluídos que continuam em seu disco sem o seu conhecimento.

 

 

Breve introdução sobre a recuperação de dados excluídos (por Danilo Salles)

Para esclarecer de vez todas as dúvidas sobre esse tema, resolvi escrever uma introdução com algumas perguntas/respostas frequentes.

 

Como é possível a recuperação de arquivos excluídos?

Uma exclusão nada mais é que remover a estrutura de diretórios do arquivo, apenas isto. O espaço de dados alocado pelo arquivo continua lá no HD, porém invisível/inultilizável pelo usuário comum.

 

Após a exclusão, os dados permanecem no HD até quando?

Isso depende muito da frequência de uso do HD. No momento da exclusão, o espaço que pertencia a um arquivo é marcado para substituição, ou seja, ele é identificado como espaço livre, e quando necessário o HD irá substituir todo ou parte deste espaço por dados de um novo arquivo.

 

Remover, formatar, converter a partição, impedem a recuperação de arquivos?

De forma alguma, uma partição excluída é apenas interpretada como um “espaço não-alocado” no disco rígido, independente do seu antigo sistema de arquivos.

 

Destruir fisicamente o disco rígido, impede a recuperação de dados?

Apenas se você destruir totalmente o disco interno. Pois a destruição da blindagem, placa lógica ou qualquer componente do disco, permitem um técnico mover o disco magnético para uma nova carcaça funcional e acessar todos os dados.

 

Faz alguma diferença excluir da Lixeira do Windows ou diretamenta usando o atalho Shift+del.

Nenhuma, isso é um antigo mito. Um arquivo excluído através do shift+del será recuperado em seu caminho(path) original, já um excluído através do Limpar lixeira, será recuperado no path(caminho) da Lixeira, que nada mais é que um simples Diretório do sistema (Ex.: C:\RECYCLED).

 

Partindo da premissa de que dados excluídos são marcados como espaço livre, então se eu sobrecarregar o HD com novos arquivos, todos arquivos que foram excluídos no passado serão substituídos para sempre?

Na teoria seria impossível sua recuperação. Mas em 1996, Peter Gutmann, um respeitado ciêntista da computação, apresentou uma teoria bem concreta em que seria possível recuperar dados substituídos, usando um poderoso microscópio de transmissão(STEM) para comparar a diferença entre sinais magnéticos usados para escrever no disco. Essa diferença poderia revelar um dado anterior escrito naquele micro-ponto do disco.

Até hoje não passou de uma teoria, nunca foi apresentado exemplo prático de recuperação de dados substituídos, de qualquer forma já foram criados vários métodos que evitaria a recuperação de Gutmann. Os mais usados são o Gutmann method, e o DoD 5220.22-M desenvolvido pelo Depto de defesa dos USA.

Tais métodos executam a substituição em baixo nível, fazendo a gravação várias vezes no mesmo ponto com freq. de valores randômicos, tornando impossível a leitura, concluindo então uma Data Sanitization no disco.

 

Por que devo me preocupar tanto com a segurança de dados excluídos?

É a sua privacidade em jogo, algo que deveria se preocupar a todo momento. Imagine, naquele momento em que você necessita entregar seu computador para um técnico fazer alguma manutenção, ou quando você vende seu computador, o HD, o pendrive.

Todos temos dados privados que não queremos compartilhar com ninguém, muito menos com estranhos.

 

Download dos arquivos necessários

 

Instalação e configuração

A instalação é simples, sem mistérios. Conclua como já está acostumado (next, next, next, finish).

  1. Ao abrir o programa, vá até Shredder Settings
  2. Desmarce ambas opções de Confirmations (para evitar janelas de confirmação na hora da exclusão definitiva).
  3. Escolha seu algorítmo de exclusão defintiva.

    Como você pode notar, o programa lhe dispõe dos melhores algoritmos, incluindo os dois já citados acima. DoD 5220.22-M e Gutmann method. Recomendamos o uso do DoD 5220.22-M, pela sua velocidade/benefício.

 

Excluído arquivos definitivamente, diretamente do Windows Explorer

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo a ser excluído, e selecionar File Shredder/Secure delete files

 

Excluindo definitivamente dados de arquivos que já foram excluídos no passado.

O software também lhe permite executar o algorítmo de remoção definitiva em cima daqueles dados de arquivos excluídos no passado, que hoje estão marcados como espaço livre, mas continuam lá.

Vale lembrar que o File Shredder executará a remoção apenas dos dados marcados como espaço livre, não afetará de forma alguma seus dados originais armazenados em disco.

Abra o File Shredder e vá até Shred Free Disk Space e escolha o algorítmo de exclusão definitiva, clique em Next e aguarde.

Novamente recomendamos o uso do DoD 5220.22-M pela sua velocidade, ainda mais agora que estamos tratando de um grande volume de dados.

Relacionados

Windows 7 – Baixando e ativando (tutorial definitivo)
DVD Audio Ripper – Converta trilhas de DVDs para MP3
F-Secure 9 – Client Security (Windows 7 support)
Instalando e configurando o roteador DIR-600

Comentários:



TEST2DFS

Políticas e objetivos | Contato
Direitos reservados © INFOhelp.org
Qualquer informação ilegal aqui contida, é de domínio público, não incentivamos a pirataria.