.

ClimbU.com

TESTDFS

Cryptainer PE 7 – Protegendo arquivos com senha

21, fevereiro, 2009  ( atualizado em: 8, março, 2014 )
crypttainer

Todos nós temos arquivos pessoais que necessitamos esconder ou bloquear o acesso com o uso de uma senha. Principalmente quando usamos um computador com vários usuários, isto é complicado, porém existe uma solução. O Cryptainer é um utilitário simples e completo para a encriptação de unidades, diretórios ou arquivos. Neste tutorial vou mostrar como criar uma ou mais unidades (Disco Z: por exemplo) protegidas por senha, que podem ser acessadas diretamente do “Meu Computador”. Nela você poderá guardar qualquer tipo de arquivo e com um simples clique, encriptar ou desencriptar a unidade toda utilizando a tecnologia Blowfish de 448bits, escondendo de qualquer usuário do seu computador sem que ele saiba da existência desta unidade secreta.

Download

Cypherix Cryptainer PE v7.1.0.0 (completo):
http://rapidshare.com/files/200925885/CypherixCryptainer7030.zip

Instalação

  1. Baixe e descompacte o arquivo: CypherixCryptainer7030.zip
    Execute o instalador: cryptainer.exe
    cryp1
  2. Clique em next;
  3. Marque I accept the agrement e clique em next;
  4. Clique em next novamente;
  5. Mais uma vez next e finalmente install;
  6. Após a conclusão da instalação, deixe marcado Run Cryptainer e clique em Finish.

Primeira execução (configuração)

  • Na primeira execução o programa exibirá uma mensagem dizendo que ele não possuí o pacote de linguagem em Português(Brazil), não se preocupe, a configuração é simples e seu uso também, não necessitaremos do software traduzido. Clique em OK.
    cryp2

Registrando o programa

  1. Nesta tela, clique em Enter Registration Codes;
    cryp3 
  2. Feito isso, será apresentada uma tela solicitando a inclusão de um código de registro. Sem fechar a janela, vá até a pasta em que você executou o arquivo cryptainer.exe, e lá você encontrará o arquivo serial.txt, nele contém o serial necessário para a instalação.
    cryp4
  3. Abra o arquivo serial.txt, selecione todo o conteúdo e clique em Copiar.
    crypp
  4. Volte na janela de registro do Cryptainer e clique em Paste e depois em Process Registration Code
    cryp61
  5. Clique em OK

Criando um novo volume(unidade encriptada e oculta)

Abra o Cryptainer através do novo ícone criado na área de trabalho. Então como ainda não temos unidades configuradas, será apresentada esta tela lhe solicitando dados para a criação do seu primeiro volume encriptado, configure ela da forma que está na janela abaixo ou personalize usando as dicas abaixo.cryp7

  1. No primeiro campo, Enter file name… especifique o caminho onde deseja guardar seu volume encriptado, ou seja, é neste caminho que ele criará o arquivo que irá conter todos dados da sua unidade encriptada.

    Recomendo usar sempre um caminho seguro onde você tem certeza de que não excluirá este arquivo acidentalmente. Neste exemplo usarei C:\windows\encriptado

  2. Em Enter volume Label, insira o nome da sua nova unidade compactada, este será será exibido no Meu Computador ou em qualquer local do windows que você listar suas unidades , no meu caso nomeei como Oculto.
  3. Agora em Cryptainer volume size, especifique o tamanho que deseja para sua nova unidade, recomendo usar sempre tamanhos entre 1000mb ~ 5000mb, mas isso depende muito do que você deseja guardar na sua unidade, no caso de vídeos, coloque um tamanho bem elevado, cerca de 10gb ou mais, lembrando que o Cryptainer lhe permite criar unidades de até no máximo 512gb.

    O tamanho da sua unidade não influencia no tempo de encriptação da mesma, ocryptainer é muito rápido, mesmo com uma unidade de 5gb ele consegue encriptar ou desencriptar em menos de 5(cinco) segundos.

  4. Em Password, defina uma senha. Esta senha será exibida sempre na hora da desencriptação da unidade.
  5. Em Verify password, digite novamente a senha.
  6. Em Algorithm, escolha Blowfish448, que atualmente é o mais rápido e melhor algoritmo de encriptação para casos como este.
  7. Deixe desmarcado o Do not format this Cryptainer Volume. Dessa forma ele formatará a nova unidade assim que concluir a criação.

    A unidade que será formatada é a unidade que você acabou de criar, você não perderá dados de nenhuma unidade já existente.

  8. Clique em OK e aguarde a criação/formatação da nova unidade.cryp8cryp9
  9. Após a conclusão, será exibida uma mensagem lembrando você do local onde foi criado o arquivo de volum. Clique em OK.
    cryp10
  10. Então será exibido uma mensagem dizendo que a unidade encriptada foi criada, e qualquer coisa que você copiar nela será automaticamente encriptado. Clique em OK.cryp11
  11. Nesta tela de dicas desmarque o Show tips on startup, pois não queremos mais ser incomodados por essa tela de dicas.
    Então clique em Close.

Acessando a unidade encriptada.

  1. Abra o Cryptainer;
    A tela principal do programa será exibida, Clique em Load;
    cryp14
  2. Digite a senha que foi criada, e sua unidade já estará aberta para o acesso;
  3. Verifique em Meu Computador, e sua unidade estará lá, pronta para acesso. A partir deste momento você já pode colocar qualquer coisa dentro dela.
    cryp18

Encriptando e escondendo a unidade.

  1. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Cryptainer ao lado do relógio do sistema e escolher Unload All, feito isso ela será encriptada e escondida.
    cryp20
  2. Verifique em Meu Computador e ela não estará mais lá.
    cryp21

Perguntas frequentes

Se eu desligar o computador sem desencriptar a unidade, ela permanecerá ativa na próxima vez que o computador for ligado?
Não. Seus arquivos estão dentro de um volume encriptado então quando uma sessão é interrompida (computador desligado), seu acesso também é, e será necessario a senha novamente para acessar a unidade.

Se uma pessoa copiar meu arquivo volume encriptado, instalar o Cryptainer em outro computador e abrir meu volume encriptado ele consegue ter acesso aos meus arquivos?
Não, de forma alguma! todo o volume está encriptado em Blowfish de 448bits, somente se ela possuir a senha terá acesso a seus arquivos.

Definindo uma nova letra para a unidade.

Em alguns casos o Cryptainer cria a unidade em cima de uma letra já existente, não se preocupe, basta definir uma nova letra para a unidade do Cryptainer.

  1. Depois de digitar a senha e acessar a unidade encriptada, clique nela com o botao direito do mouse e escolha Set Preferred drive letter.
    cryp15
  2. Eecomendo escolher uma letra bem alta, no meu caso escolhi a letra I: (I de INFOHelp é claro). Então clique em Assign This Drive. depois clique em OK.
    cryp16
  3. Para concluir as alterações será necessário reiniciar o programa, então na tela principal do Cryptainer, clique em File e depois em Shutdown and Exit.
  4. Abra o programa novamente e verifique se foi alterado a letra.
    cryp17

Pronto!
Agora guarde com segurança seus arquivos pessoais sem dificuldade alguma.

Relacionados

Crackeando jogos no iPod 3rd
Conficker – Guia definitivo de remoção
iDroid – Google Android dual-boot em seu iPhone (guia definitivo)
Huawei 3g - Desbloqueando todos modelos de modens

Comentários:



TEST2DFS

Políticas e objetivos | Contato
Direitos reservados © INFOhelp.org
Qualquer informação ilegal aqui contida, é de domínio público, não incentivamos a pirataria.